agua
Não será a cana-de-açúcar, o ouro, diamante ou muito menos o famigerado petróleo. No século XXI a água será o recurso mais escasso do mundo. E sabe por quê? Pois estamos desperdiçando-a, usando sem consciência e respeito à importância que ela tem em nossas vidas. Para nós, que felizmente – ainda – não temos problemas de acesso a água, é um absurdo pensar que com essa abundância e riqueza hidrográfica um dia ficaremos sem ela. Mas, amigo, é bom começarmos a pensar duas vezes.
A postagem coletiva do Blog Action Day deste ano tem a água como tema. Milhares de blogueiros estão escrevendo e atingindo outras centenas de milhares de pessoas com seus textos. Nós, do E esse tal Meio Ambiente?, compartilhamos essa luta.
O acesso a água
Somente na África, pessoas gastam mais de 40 bilhões de horas por ano andando em busca de água – em péssimas condições sanitárias, diga-se. O acesso a água potável é um problema mundial e milhares de pessoas morrem todas as semanas devido ao uso da água sem nenhuma qualidade para o consumo humano. Estima-se que 2,5 bilhões de pessoas vivem sem condições sanitárias adequadas, o que causa mais mortes que todas as formas de violência, incluindo guerras. As crianças e mulheres são os mais prejudicados. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas de 2006, uma criança morre a cada 20 segundos por doenças relacionadas a qualidade e/ou falta d’água, como a diarréia que é responsável por 15% de toda a mortalidade infantil do Planeta, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF.
Água: um direito humano
Em Julho, a Assembleia Geral da ONU declarou o acesso a água e à condições sanitárias de qualidade como um direito humano. Já não era sem tempo, afinal, se formos levar em consideração que para todos os outros direitos (a condições de vida, educação, saúde, etc) a água é um elemento fundamental… Na verdade, penso que, assim como ar de qualidade, o acesso a água é