Agua
[pic]
ÁGUA: O OURO AZUL
Docente:
Echaporã 2011
1. ÁGUA, O OURO AZUL
A água é um direito humano e a sustentabilidade de seu uso não deve ser só econômica, mas humana, social, cultural, ambiental e política.
Tivemos no ano que passou uma serie de problemas com fornecimento de energia e água, mais o que foi ressaltado foi a falta de energia nos países, o governo deveria ter dado ênfase no desperdício de água que estamos passando nesse período.
É preciso ter uma relação equilibrada com a água, da mesma forma que passamos a ter com a energia elétrica. A sociedade deve lutar pelas águas da mesma forma que um trabalhador reivindica salários e condições sociais mais justas. Tudo isso é uma questão de educação, o tema deve ser discutido em todos os níveis da sociedade, por pessoas de todas as idades visando um ideal coletivo de uso racional da água. A água é um recurso natural finito, e sua quantidade per capita diminui a cada dia com o crescimento da população mundial e com a degradação dos mananciais. Os estoques mundiais de água formam um volume de 1,5 bilhões de km3, a verdade é que cerca de 97,5% desse total são constituídos de água salgada. Restam, portanto, 2,5% que ainda incluem os gelos polares. Deste total de água doce, 79% concentram-se nas regiões polares, logo, inacessível. Somente 1% dela pode ser facilmente acessada na superfície. Os 20% restantes podem ser encontrados em regiões subterrâneas, nos aqüíferos.O Brasil detêm as maiores reservas mundiais de água doce, com 8% do total de toda água doce do planeta.
[pic][pic] A ONU reconhecendo a importância da conscientização do que a água representa elaborou um documento intitulado “Declaração Universal dos Direitos da Água”, que traz recomendações como: a água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano.