agua e esgotos
A água bruta sai da bacia de captação e segue para a Estação de Tratamento, onde vai passar por vários processos até se tornar água potável e ser distribuída para a população.
Floculação: adição de produtos químicos coagulantes (ex: sulfato de alumínio) à água com o objetivo de desestabilizar as partículas em suspensão (impurezas), propiciando condições para a posterior aproximação das mesmas. Nesse processo ocorre a agregação das partículas desestabilizadas pela ação do produto químico e resulta na formação de flocos, com tamanho e peso adequados para sua remoção na fase seguinte do tratamento.
Decantação: os flocos formados anteriormente sedimentam, por ação da força da gravidade, em tanques chamados decantadores. A água em tratamento, já clarificada, segue para a próxima etapa.
Filtração: consiste na remoção, através da passagem da água por filtros de areia, das partículas em suspensão que não ficaram retidas nos decantadores.
Desinfecção: eliminação dos microorganismos patogênicos presentes na água em tratamento, através da adição de um agente desinfetante, normalmente cloro e derivados.
Fluoretação: adição de flúor à água, como medida de saúde pública, com o objetivo de prevenir a ocorrência de cárie dentária.
As últimas etapas do tratamento de água são a desinfecção e a fluoretação. A partir do momento a água vai ser armazenada em um reservatório de água tratada e a seguir será distribuída para a população.
TRATAMENTO DE ESGOTO
Investir em saneamento significa investir na melhoria da saúde da população, na diminuição dos custos de tratamento de água, na eliminação da poluição e na conservação do meio ambiente. E é por isso que o SAMAE se empenha em tratar o esgoto dos caxienses.
Nossa água é usada de muitas maneiras. Tomamos banho, lavamos a louça, puxamos a descarga do vaso sanitário. Depois de tudo isso, ela passa a ser chamada de esgoto. Além de doméstica, a origem do esgoto pode ser pluvial (água das chuvas) e