Agua de reuso
POSTADO POR ELAINE SANTOS EM FEVEREIRO - - 2011
A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA E A SAÚDE
Desde que a Terra se formou, a água que torna a vida possível é sempre a mesma, inclusive em quantidade.
A reserva que temos hoje é a que sempre tivemos e que sempre teremos. Isso porque, com a evaporação e as chuvas, a água circula sem parar no planeta e ao redor dele: dos oceanos, da terra para os rios e de volta para os oceanos, num movimento que chamamos de Ciclo da Água na Natureza.
De toda água que existe 97% é salgada e está nos oceanos, 2% está em forma de gelo nas calotas polares, e apenas 1% está disponível para o nosso uso.
Só que nem toda água disponível serve para beber. Mesmo com aspecto límpido e transparente, ela pode conter algum tipo de microorganismo prejudicial.
Para ser considerada potável, a água tem que se apresentar em condições próprias para consumo humano, tanto em relação à aparência e odor, quanto às características físicas, químicas e biológicas.
A matéria a seguir apresenta o tratamento e produção de água potável para abastecimento público.
CAPTAÇÃO
Por meio de oito grupos de bombas localizadas na estação Elevatória de Água Bruta Rio Grande, a água do manancial é captada e aduzida para a Estação de Tratamento através de tubulação subterrânea 24 horas por dia.
ETAPAS DE TRATAMENTO 1. Desinfeccção – Cloração Eliminação de microorganismos capazes de causar doenças, através de aplicação do gás Cloro.
2. Coagulação Processo para remover partículas muito finas e estáveis chamadas colóides.
São adicionados à água, produtos químicos denominados coagulantes.
Por meio da formação de flocos a remoção é facilitada.
3. Floculação
Após a coagulação, as partículas coloidais estão prontas para serem agrupadas pela força dos floculadores, que equipados com unidades de acionamento para transmitir energia à água, às mantém em agitação relativamente suave, aderindo umas às outras