Agua Alcalina
Aluna: Raquel de Moura Campos Diniz
Turma: 4º ano Controle Ambiental
Profº: José Augusto
Disciplina: Tratamento e controle de sistemas de abastecimento de água - TCSAA
BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE ÁGUAS ALCALINAS
Importância da água
A existência da água é essencial para o desenvolvimento de praticamente todas as atividades realizadas pelo homem sobre a terra, sejam elas urbanas, industriais ou rurais. Além disso, ela é essencial para a existência da própria vida sobre nosso planeta sendo um dos principais componentes do corpo humano (corresponde a 70% do corpo e a 90% do sangue), é considerado o solvente universal e ainda é responsável pelo equilíbrio térmico da Terra.
A água é constituída por um átomo de oxigênio unido a dois átomos de hidrogênio através de ligações covalentes. As propriedades químicas desse tipo de estrutura química fariam com que se esperasse que a água, em temperatura ambiente, se apresentasse no estado gasoso, não fosse o surgimento das pontes de hidrogênio. Esse fenômeno surge em virtude da molécula de água (H-O-H) não ser exatamente linear. O ângulo entre seus constituintes é de 104,5º, ao invés de 180º, sendo suficiente para produzir um desequilíbrio elétrico na molécula. O átomo de oxigênio torna-se parcialmente negativo e, os átomos de hidrogênio tornam-se parcialmente positivos, proporcionando que as moléculas de água mantenham-se ligadas umas às outras por forças eletroestáticas.
Cerca de 71% da superfície do nosso planeta é coberta por água em estado líquido. Do total desse volume cerca de 97,4% está nos oceanos, que é água salgada. Apenas 2,6% correspondem a água doce. Destes 2,6%, 90% não se aproveita: a água se encontra nas geleiras polares e glaciais e também no subsolo, em profundidades abaixo de 800 m.
A água aproveitável corresponde a apenas 0,3% do total, e em toda essa parcela os rios e lagos somam apenas 0,01%. Praticamente toda a água aproveitável encontra-se