JOGOS VORAZES
O filme “Jogos Vorazes”, mostra os Estados Unidos num futuro que sofreu com um período de guerra que alterou todo o país. Após a reestruturação, o mesmo passou a se chamar Panem e fora divido em uma área da capital e em 13 distritos. Houve um momento na qual os distritos se revoltaram com o comando da capital e iniciaram uma guerra que resultou na derrota dos distritos e na obliteração do distrito número 13. Após esse fato, a capital instituiu uma competição chamada Jogos Vorazes na qual é sorteado um casal de cada distrito para a competição. Os escolhidos passam a serem chamados de tributos e devem competir em um local definido pela capital, matando os outros participantes até que somente sobre um competidor. Todos os habitantes quando atingem a idade de 12 anos tem os nomes incluídos no sorteio. Para cada ano seguinte é acrescentado mais uma vez o nome até quando completam 18 anos.
Os jogos vorazes são televisionados, como uma espécie de reality show futurista. Os tributos são apresentados, fazem entrevistas e são preparados para a competição. Inclusive durante a mesma é possível o oferecimento de “presentes” aos participantes, através de “patrocinadores”.
O filme mostra, desde o seu início, a diferença social entre a capital e os distritos, onde se pode ver povos sofridos com o trabalho e a luta diária pra sobreviver dia após dia, sendo manipulados e sem uma reação ao totalitarismo exercido pela capital e o seu governante.
O totalitarismo, que é um sistema de governo onde o poder e as decisões ficam concentradas nas mãos do governante, é claro ao decorrer do filme nas escolhas dos tributos e na falta de reação ou imposição dos distritos com a escolha de ter que “doar” um de seus habitantes para um jogo televisionado onde seus tributos são assistidos até a provável morte.
Os jogos são assistidos principalmente pela capital, que é onde se concentra a classe dominante, os ricos, os burgueses que no filme são tratados como os patrocinadores dos