Agropecuária
Alternativa alimentar para rebanhos é apresentado em Areia (PB).
Em 29/05/2012 14:14:43 | Autor: Administrado
Cerca de 25 produtores da região do Brejo paraibano participaram de uma visita técnica para conhecer a experiência de cultivo de forragem hidropônica de milho – produto desenvolvido para alimentar bovinos, caprinos, ovinos - na cidade de Areia. O alimento é uma alternativa economicamente viável para promover o desenvolvimento rural sustentável, principalmente em períodos de estiagem.
De acordo com o gerente do Sebrae em Guarabira, José Marcílio de Sousa Santos, a caravana foi formada por produtores dos programas Empreender Rural e Negócio Certo Rural interessados em conhecer de perto a alternativa alimentar para ruminantes durante o período de estiagem. “A forragem hidropônica de milho é um alimento de boa qualidade, produzido de forma fácil, rápida e barata em qualquer época do ano. Em um metro quadrado, o produtor pode semear 2 kg de grãos de milho e em apenas duas semanas de cultivo se obtém cerca de 20 a 30 kg de forragem verde”, explicou.
Os visitantes conheceram a propriedade de Francisco Jardelino, em Areia. “Percebemos que é completamente viável aplicar a experiência dele, por isso convidamos os produtores a participar da caravana”, destacou.
Segundo Francisco Jardelino, não há restrições para o tempo de uso da forragem hidropônica de milho, porém ela não deve ser utilizada como única fonte de alimento. Ele explicou que cultiva o produto apenas em períodos de estiagem. “Não estávamos esperando um período crítico e vendemos, por necessidade do mercado, os resíduos de cana-de-açúcar que serviram para alimentar os rebanhos. A forragem hidropônica de milho foi a alternativa que encontrei para plantar algo que pudesse colher em 15 dias para alimentar os animais”, disse.
O agrônomo e analista do Sebrae, João de Deus Leoncio, ressaltou que além do cultivo rápido, outra