Agropecuária
DESEMPENHO DA AGRICULTURA FAMILIAR, UMA POLITICA DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO AGROPECUARIA DEVE ABRANGER A REFORMA AGRARIA, O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR E O AUMENTO NAS EXPORTAÇÕES. AS GRANDES PROPRIEDADES PRODUZEM MAIS CARNE BOVINA, SOJA, CANA DE AÇUCAR, LARANJA E ARROZ, ENQUANTO AS UNIDADES FAMILIARES ESTÃO A FRENTE NA PRODUÇÃO DE MILHO, BATATA, FEIJÃO, MANDIOCA, AVES, VERDURAS,LEGUMES E FRUTAS.
NA ZONA RURAL 1996 A 2006 APROXIMADAMENTE 1,5 MILHÕES DE PESSOAS ABANDONARAM AS ATIVIDADES AGROPECUARIAS. CONTUDO UMA GRANDE PARCELA DE PESSOAS OCUPADAS NA AGRICULTURA FAMILIAR, NÃO CONSEGUE OBTER UMA RENDA MINIMA QUE LHES ASSEGURE CONDIÇÕES DIGNAS DE VIDA.
NA ZONA RURAL, BRASILEIROS PREDOMINAM AS SEGUINTES RELAÇÕES DE TRABALHO: TRABALHO FAMILIAR, TRABALHO TEMPORARIO, PARCERIA E ARRENDAMENTO E ESCRAVIDÃO POR DIVIDAS.
O ESTATUTO DA TERRA E REFORMA AGRARIA FOI CRIADO EM 30 DE NOVEMBRO DE 1964,. A TÃO PROPALADA REFORMA AGRARIA NÃO FOI POSTA EM PRATICA E PERMANECEM OS PROBLEMAS: MUITA TERRA NA MÃO DE POUCA GENTE E MUITA GENTE COM POUCA TERRA. FOI REALIZADO UM CENSO AGROPECUARIO PARA SE TER DADOS PARA UM FUTURA REFORMA AGRARIA. PARA MEDIR UM IMOVEL RURAL FOI CRIADA UMA UNIDADE ESPECIAL DE MEDIDA, O MODULO RURAL. UMA PEQUENA PROPIEDADE TEM ATE 4 MODULOS, UMA MEDIA