agropec
DIVISÃO DE AGRICULTURA
CURSO DE ENGENHARIA ZOOTECNICA
TEMA: Citologia Vegetal – diferenciação celular, tecidos e orgãos vegetais
1º ANO
DISCENTE DOCENTE
Lourena Muzaja Engª. Ângela Amangichi
Matsinho, Março de 2014
Índice
1. Introdução
O presente trabalha fala em torno fa citologia vegetal e dizer que célula vegetal é semelhante à da célula animal, e vários processos metabólicos são comuns as duas. No entanto, as células vegetais têm algumas características exclusivas, tais como: presença de uma parede celular constituída, principalmente, de celulose, a presença de plasmodesmas, dos vacúolos, dos plastos e a ocorrência de substâncias ergásticas.
A diferenciação celular é o processo de especialização progressiva das células no nosso organismo e pesar de a diferenciação celular ocorrer em razão da expressão gênica que ela venha a ter, se somente isso fosse o responsável por sua formação, o vegetal não funcionaria, pois seria composto por diversas células diferenciadas mais espalhadas, por isso que as células conseguem se diferenciar em decorrência da sua posição e, para que isso ocorra, é necessária uma comunicação de uma célula a outra, essa associação entre as células pode ser denominada de tecidos vegetais.
2. Citologia vegetal
2.1. A célula vegetal
A célula vegetal é semelhante à célula animal mas contém algumas peculiaridades como a parede celular e os cloroplastos. Está dividida em: Componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos ecomponentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de