agronomia
ORNAMENTAIS
Matéria: Sistemática Vegetal
Professora: Ana Elisa
Bruno F. Rasteiro
Gustavo Bento
Marcos Lopes
Renata Gonçalves
Tatiane B. Santana
Thalita Gonçalves
PLANTAS ORNAMENTAIS
É toda planta cultivada por sua beleza. São muito usadas na arquitetura de interiores e no paisagismo de espaços externos. As espécies ornamentais foram selecionadas pelos humanos a partir de caracteres visualmente atraentes, como flores e inflorescência vistosas, coloridas e perfumadas, folhagem de cores e texturas distintas, formato do caule, ou por seu aspecto geral.
Ao longo do tempo, os homens perceberam que poderiam
aprimorar
qualidades
desejáveis em uma planta a partir de cruzamentos entre
particularmente bem dotados.
indivíduos
COMIGO-NINGUÉM-PODE
Nome científico: Dieffenbachia amoena
Família: Araceae.
Origem: Colômbia e Costa Rica.
A comigo-ninguém-pode é uma das plantas mais utilizadas na decoração de interiores em todo o mundo, apesar da sua conhecida toxidez. Ela é perene e fica com 20 a 50 cm de altura, com uma folhagem bastante atraente e produz flores no verão.
A Comigo-ninguém-pode fica muito bem quando utilizada em vasos colocados no interior de casas e escritórios, e também no jardim. É muito sensível a baixas temperaturas, sendo indicada somente para regiões tropicais e subtropicais.
COMO CUIDAR?
COMO REPRODUZIR?
IXORIA-CHINESA
Nome Científico: Ixora chinensis
Família: Rubiácea
Origem: Ásia, China, Malásia
A ixora-chinesa é uma planta arbustiva própria para jardins tropicais. Seu caule é de textura lenhosa, ramificado, ereto e pode alcançar até 2 metros de altura.
As folhas são simples, de coloração verde-escura, coriáceas e muito brilhantes. Com o crescimento da planta os ramos reclinam-se um pouco dando um aspecto mais despojado à planta. As inflorescências são terminais, em umbela, com numerosos botões alongados, que gradativamente abrem-se em flores com formato