Agronegócio
R.: Especificidade da produção agrícola consiste em suas particularidades que a diferenciam da produção de outros bens manufaturados. Como exemplo dessas particularidades tem-se:
a) Dependência do clima - sazonalidade da produção – a produção é dependente das condições climáticas de cada região, apresentando períodos de safra e entressafra. Tal condição provoca variação nos preços, que são mais alta no período de entressafra, necessidade de infraestrutura para estocagem e conservação da produção.
b) Influencia dos fatores biológicos: Doenças e pragas. O combate as mesma implica no uso de insumos que provocam a elevação dos custos de produção e, consequentemente, redução nos lucros. Podem geram riscos de contaminação para os operadores durante a aplicação, contaminação do ambiente. Além disso, há possibilidade de ocorrer resíduos tóxicos nos produtos, que serão levados até os consumidores.
c) Produção perecível: Após a colheita, a atividade biológica dos produtos agropecuários continua em ação. Podem durar poucas horas, dias ou pouca semana.
d) Incidência de riscos: Toda e qualquer atividade econômica está sujeita a riscos. Mas, na agropecuária os riscos assumem maiores proporções (seca, geada, ventos, granizo e etc..) acarretando flutuações dos preços de seus produtos.
e) Sistema de competição econômica: Existência de um grande número de produtores. Produtos que apresentam, pouca diferenciação entre si.
f) Produtos não uniformes: Dificuldades em se obter produtos uniformes quanto à forma, tamanho e qualidade.
2) Explicar em que consiste a sazonalidade no consumo.
R.: Sazonalidade é relativo à periodicidade, coisas que são características de uma época ou estão do ano. A sazonalidade de consumo existe para determinados produtos que são consumidos em maior quantidade em um determinada época definida do ano.
Por exemplo, tem-se o sorvete.