Agronegócio
Esta apostila visa fornecer aos supervisores, encarregados e funcionários do setor, alguns conhecimentos complementares sobre as operações envolvidas na produção de açúcar, todas elas de fundamental importância para obtenção de um produto de boa qualidade . O material aqui apresentado reúne, de forma simplificada, uma coletânea de dados de diversos autores.
1.0.0 - TRATAMENTOS FÍSICOS
Tratamentos físicos são as operações preliminares na eliminação de impurezas grosseiras do caldo, ou seja, a separação puramente física, sem a adição de produtos químicos. A quantidade de materiais em suspensão depende muito da qualidade da matéria prima, tipo de carregamento empregado , eficiência de lavagem, preparo de cana e etc.
1.0 - PENEIRAS
Equipamento fundamental para evitar sobrecarga nos decantadores e filtros. As peneiras são utilizadas para um pré tratamento, onde os sólidos insolúveis são retidos a partir de uma certa granulometria . Destacamos entre os tipos existentes de peneiras disponíveis, as seguintes :
1 - PENEIRA TIPO CUSH – CUSH :
Utilizadas na primeira etapa de remoção de impurezas grosseiras do caldo extraído pelas moendas, necessitando de 0,1 a 0,05 m2/tc. Este tipo de peneira vem sendo largamente substituída por peneiras rotativas devido ao grande desgaste das telas, manutenção nas correntes e taliscas, difícil limpeza e consequente favorecimento ao desenvolvimento de microorganismo prejudiciais que causam a decomposição do caldo.
2 - PENEIRA ROTATIVA :
Atualmente vem substituindo as tradicionais peneiras do tipo cush–cush, na tarefa de fazer a primeira remoção de impurezas, pois são mais eficientes , operando com telas de 0,3 a 0,5 mm de abertura, maior facilidade para limpeza e baixo custo de manutenção .
3 - PENEIRA ESTÁTICA :
Utilizadas na filtração secundária do caldo bruto ou na filtração do caldo