Agronegocio
Palavra Inglesa que significa mercadoria . Geralmente utilizada no plural - Commodities.
Termo que designa um tipo particular de mercadoria em estado bruto - “In natura” - ou primário, cultivados ou de extração mineral, podendo ser estocados por um período de tempo, não perdendo sensibilidade de sua qualidade.
A Commodities no mercado financeiro é utilizada para indicar um tipo de produto, genericamente agrícola ou mineral, de grande importância econômica nas relações comerciais internacionais, sendo amplamente negociado entre exportadores e importadores.
Commodities são uma forma de investimento, uma opção dentre tantas outras opções de investimento existente no mercado, como poupança ou fundo de investimento.
Um produto para se tornar uma commodities, ou seja, uma forma de investimento, existe a necessidade de uma estrutura de mercado, possibilitando o encontro de vendedores e compradores, viabilizando o negócio.
Atualmente as commodities são uma das principais fontes de renda pertencentes à maioria dos Países em desenvolvimento, e também para seus produtores, que representam mais da metade da população mundial. Seu preço é de fácil arbitragem nas Bolsas de Mercadorias, onde normalmente são formados.
Café, algodão, soja, cobre, petróleo, são alguns exemplos de Commodities.
COMMODITIES AGRÍCOLA
Títulos correspondentes a negociações com produtos agropecuários, e outros produtos primários nas Bolsas de Mercadorias. Negócios referentes à entrega futura de mercadorias, não significando necessariamente que há movimento físico de produtos nas Bolsas. O que negocia são contratos.
As Commodities Agrícola vêm apresentando desempenho positivo nos últimos anos, alternando períodos de crescimento e redução de preços. As oscilações nas cotações leva em consideração fatores como clima, previsão, colheita de safras, os estoques e movimentações especulativas nas Bolsas de Mercadorias
Commodities processada são aquelas que contam com algum