agroindustria
PREVISÃO DE DEMANDA. ESTUDO EM UMA AGROINDÚSTRIA DO OESTE
DE SANTA CATARINA
ANTONIO ZANIN ( zanin@unochapeco.edu.br , zanin9@gmail.com )
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ -UNOCHAPECÓ
MOACIR FRANCISCO DEIMLING ( moacir@unochapeco.edu.br , moacir.deimling@gmail.com )
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ -UNOCHAPECÓ
MARCIO DA PAIXÃO RODRIGUES ( mpr@unochapeco.edu.br )
UNIVERSIDADE COMINITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ -UNOCHAPECÓ
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar uma prospecção do volume de vendas do segmento de aves de uma empresa do ramo agroindustrial. Para tanto, utilizou-se uma comparação dos modelos de tendência ajustados pelo método de mínimos quadrados ordinários com os modelos de suavização exponencial de Holt e Winters. Os modelos foram estimados considerando uma amostra de 114 observações, que vai de jan/2000 a jun/2009.
Para efeitos de previsão, foram comparados os valores previstos de cada modelo com os valores efetivamente observados durante os meses de julho a dezembro do ano de 2009.
Palavras-chave: Previsão de demanda; séries temporais; suavização exponencial.
1 INTRODUÇÃO
Prever o futuro é uma atividade que há muito vêm despertando o interesse de pessoas e organizações, principalmente na atual conjectura empresarial, marcada pela alta competitividade. Conforme Santos et. al. (2002), uma grande variedade de métodos e técnicas de previsão, especialmente aquelas conhecidas como forecasting, foram desenvolvidas a partir da década de 1950, objetivando formalizar procedimentos para estudos sistemáticos das tendências e fatos futuros.
Segundo Morettin; Toloi (1987), modelos para previsão de demanda são elaboradas utilizando: (i) métodos quantitativos, (ii), métodos qualitativos, ou (iii) combinações de métodos quantitativos e qualitativos.
Métodos qualitativos baseiam-se em opiniões de especialistas, os quais fundamentam se no julgamento de