Agro
simoni copeti
Campos Novos, SC
18/11/2011
simoni copeti
Trabalho apresentado ao Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Gestão de Recursos Hídricos , Gestão de resíduos Sólidos , Elaboração e Ánalise de projetos de conservação e proteção ambientaL,Estatística.
Prof:Rosimeire Midori Lima , Thiago Augusto Domingos , Eliane Araman.
Campos Novos, SC
18/11/2011
INTRODUÇÃO
Este projeto será desenvolvido no riacho cachoeirinha que corta a cidade de são josé do ouro, RS, para a preservação das margens que estão sendo destruidas pela urbanização.
Considerando que muitas cidades foram formadas às margens de rios, o riacho esta sendo destruido com a eliminação de sua mata ciliar, através disso a cidade vai pagar um preço alto, pois essa ocupação está causando a diminuição do leito, que futuramente pode acarretar em inundações que irão prejudicar o comércio da cidade que esta em maior parte no nível do córrego. Este processo de degradação das formações ciliares, além de desrespeitar a legislação, que torna obrigatória a preservação das mesmas, resulta em vários problemas ambientais.
Juntos, a industrialização e o crescimento da cidade poluem o rio com produtos quimicos e dejetos, através do esgoto das residencias, por isso esse projeto deve ser realizado para buscar a conscientização e a manutenção dos terrenos que ainda não foram ocupados para evitar que esses sejam atingidos pela ocupação sem limites que esta acontecendo
REFERENCIAL TEÓRICO
As matas ciliares exercem importante papel na proteção dos cursos d'água contra o assoreamento e a contaminação. Estas peculiaridades conferem às matas ciliares um grande aparato de leis, decretos e resoluções visando sua preservação.
O novo Código Florestal (Lei n.° 4.777/65) desde 1965 inclui as matas ciliares na categoria de áreas de preservação permanente. Assim toda a