agricultura
A mudança de paradigmas estabelece um novo cenário para o processo de desenvolvimento das atividades agrícolas, florestais e pecuárias. É, portanto, a partir da observação da realidade local, que o Ministério da Agricultura desenvolve e estimula as boas práticas agropecuárias privilegiando os aspectos sociais, econômicos, culturais, bióticos e ambientais. Nesse caso, estão incluídos sistemas de produção integrada, de plantio direto, agricultura orgânica, integração lavoura-pecuária-floresta plantada, conservação do solo e recuperação de áreas degradadas.
Para apoiar o produtor, o ministério elabora projetos e programas direcionados para a assistência técnica, financiamento e normatização das práticas rurais sustentáveis. É dessa forma que se pretende superar o grande desafio de manter o Brasil como provedor mundial de matérias-primas e alimentos aliado à necessidade da conservação do meio ambiente.
O Ministério da Agricultura trabalha para que o maior consumidor de seus produtos seja o próprio brasileiro. Segundo a Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), a previsão é de que até 2019/2020 o mercado interno seja responsável pelo consumo de 50% do produto pecuário produzido no Brasil. Por isso, tem mantido a fiscalização rígida de todo o produto pecuário brasileiro, fazendo exigência de registros e autorizações concedidas pelo ministério e suas superintendências.
O Brasil lidera o ranking de maior exportador de carne bovina do mundo desde 2008 e as estatísticas mostram crescimento também para os próximos anos. A exportação de carne bovina crescerá a 2,15% ao ano,