agricultura
Na Europa existe uma grande diversidade de paisagens tradicionais, resultantes da antiguidade do seu povoamento.
FORMAS TRADICIONAIS DE AGRICULTURA NA EUROPA
Como já te apercebeste, a agricultura tradicional predomina essencialmente nas regiões intertropicais.
Na Europa, contudo , ainda existem requicios dessas praticas agrícolas.
A AGRICULTURA NO MUNDO MEDITERRANICO
O homem mediterrânico foi criando, ao longo dos séculos, um conjunto de técnicas originais, que lhe permitem tirar partido da grande diversidade de espaços e solos com que se confronta
A secura do clima e o acidentado do relevo tornam árduos os trabalhos agrícolas e a agibilidade reduzida. Alem disso, restringem as culturas a um pequeno número de espécies: cereais, oliveiras, videiras, amendoeiras, citrinos. O trigo, o azeite e o vinho são as produções dominantes e constituem, por isso, a trilogia dos produtos mediterrânicos.
O clima mediterrânico com uma longa estacão seca no verão, favorece a existência de culturas de sequeiro. Estas culturas desenvolve-se sobretudo nas planícies e planaltos interiores em regime extensivo, com pousio mais ou menos longos.
Alem das culturas de sequeiro, praticam-se também culturas de regadio, especialmente nas planícies litorais, onde o acesso a agua e mais fácil de melhor qualidade. Nestas áreas a agricultura e, por isso, mais intensiva.
A “huerta” espanhola e o símbolo máximo dessa agricultura irrigada, conseguida a partir de técnicas de rega que vão das acéquias colectivas, a cegonha ou a nora individual.
O gado típico da região mediterrânica e o gado miúdo (ovelhas, cabras e porcos). A transumancia e ainda praticada nas regiões montanhosas e mais isoladas.
Um traço comum na agricultura mediterrânica e a promiscuidade das culturas. Por entre os olivais, os montados de sobro e de azinho, as amendoeiras, figueiras ou alfogueiras, cresce o trigo ou a aveia rasteira. No intervalo das filas de laranjeiras cresce o milho,