Agricultura em angola
Já foi um dos maiores exportadores mundiais de café e outras commodities agrícolas como o algodão, sisal, milho, mandioca em chips e banana.
Hoje, a Agricultura em Angola caracteríza-se por produções agrícolas de valores muito baixos e o país gasta elevados recursos financeiros na importação de alimentos.
Existe uma área potencial para fazer agrícultura em Angola de cerca de 58 milhões de hectares (FAO, 2010), dos quais foram cultivados cerca de 5,2 milhões de hectares no ano agrícola de 2010-11 (MINADERP, 2011), o que representou um aumento de 6% em relação ao ano anterior, a margem de progresso da agricultura em Angola é imensa.
Principais culturas
Vantagens
Financiamentos
Principais culturas em Angola:
Milho (cerca de 38%)
Mandioca (24%)
Feijão (17%)
Amendoim (7%)
Massango/massambala (4%)
Batata-doce (4%)
Batata (3%)
O café que até 1973 constituía o principal produto de exportação, representava em 2010 em termos de área explorada apenas 0,6% da superfície cultivada total (FAO, 2010).
- Informação obtida em “Impactos da ocupação colonial nas sociedades rurais de Angola”, por Elizete Marques da Silva do CEA-Centro de Estudos Africanos do ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa
Investir em Angola instalando a sua empresa
Artigos sobre Agricultura em Angola
Produção agrícola na Matala – Angola
O perímetro irrigado da Matala, província da Huila tem um canal de irrigação de 42 km. A zona irrigada possui 7.000 ha alargáveis a 11.000 ha. Está em produção plena de batata (10.000 toneladas /ano), cebola, tomate, alho e feijão. Ler mais
Produção de banana no Caxito – Angola
A produção de banana no perímetro