Agressividade canina
Passear com seu cão é uma das maneiras favoritas de exercitar e gastar energia do animal, deixando-o mais calmo e relaxado, consequentemente melhorando seu comportamento do dia a dia. (Um cachorro cansado é um cachorro feliz!)
Porém, o que era pra ser uma atividade agradável pode se tornar estressante, é comum observarmos cães latindo, rosnando e enlouquecidos ao ver outro cão. Devido a esse comportamento, muitos proprietários decidem não mais passear, pois a caminhada se torna tensa e negativa.
Normalmente os problemas de comportamento tem ligação direta com os donos. O ''problema'' já começa dentro de casa. A falta de socialização do cão quando filhote é uma das principais causas dessa agressividade, cães são animais sociáveis, precisam estabelecer uma comunicação com outros cães, com outras pessoas, barulhos, etc. Não deve permitir em hipótese nenhuma a agressão, seja contra o ser humano ou contra outro cachorro. Devemos assumir nosso papel de líder da matilha, e a primeira regra é não permitir agressividade.
A raça não é o que importa, porém cães de raças consideradas fortes precisam de um dono que saiba lidar com comportamento canino e que saiba realmente o que o cão precisa. A grande verdade é que qualquer raça poderá desenvolver este comportamento.
Não recomenda dar broncas ou brigar com o cão que age de forma agressiva com outro cão, o correto seria associar a presença de outro animal com uma coisa boa, realizando assim um treinamento baseado em recompensas, tornando o cão mais seguro.
Nos ultimos anos esse tem sido o principal problema de comportamento relatado