Agregados e Desenvolvimento Sustentavel
Extração de Agregados Minerais Para Utilização na Construção Civil
A atividade de extração de produtos naturais, em especial de minérios, contribui destacadamente para o fortalecimento econômico da região amazônica e conseqüentemente para o seu desenvolvimento, atrelado a isso se atribui crimes ambientais, entretanto ainda há muito que se realizar na gestão ambiental dessa atividade, principalmente no cuidado com o meio ambiente, buscando estreitar a proximidade com o desenvolvimento sustentável, considerando que a mineração é por concepção uma atividade não sustentável.
Os materiais de construção civil, obtidos através de agregados naturais são em geral extraídos do meio ambiente. A mineração destes materiais, como também o seu beneficiamento gera impactos ambientais como poluição sonora e do ar. A correta aplicação destes materiais surge como uma opção no sentido de minimizar ao máximo o impacto ambiental causado pela exploração desordenada.
Apesar de haver legislação adequada ao planejamento da urbanização, freqüentemente não se leva em consideração a necessidade de conciliar o desenvolvimento urbano com um plano de destinação de áreas para mineração dos agregados nos arredores das cidades, pois devido ao seu relativo baixo custo, a extração destes minerais longe dos canteiros tornasse inviável.
Há quem diga que “o desenvolvimento econômico de uma nação está relacionado à devastação ambiental”. Tendo em vista que o desenvolvimento de uma nação está relacionado à evolução da consciência do ser humano e do progresso da ciência, consideramos que uma nação pede crescer utilizando processos sustentáveis para a