Agregados ao concreto
Materiais de Construção 2
Professora: Conceição De Maria
Técnico em edificações
Emersson Acrisio Gualberto Rodrigues.
Agregados da construção civil
Definição
Material granular, sem forma e volume definidos, geralmente inerte, de dimensões e propriedades adequado em obras de engenharia. Rochas britadas, seixos rolados, materiais de jazidas provenientes de alterações de rocha são exemplos que podem ser citados.
O estudo dos vários setores da construção civil nos permite identificar suas características e criar um perfil concreto a respeito de suas funcionalidades. Pesquisas feitas apontam os agregados como material mais usada na construção civil no Brasil como mostra o gráfico 01.
Considerando que os agregados são matérias naturais ou artificiais tende-se também a pensar em normas que regulamentem a extração ou até mesmo a sua produção. A norma NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa as características exigíveis na recepção e produção de agregados, miúdos e graúdos, de origem natural, encontrados fragmentados ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define areia ou agregado miúdo como areia de origem natural ou resultante da britagem de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm e ficam retidos na peneira ABNT de 0,075 mm. Define ainda agregado graúdo como pedregulho ou brita proveniente de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam por uma peneira de malha quadrada com abertura nominal de 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm.
Na construção civil empregam-se, muitas vezes, em vez de pedras naturais as designadas pedras artificiais. Isto acontece quer porque não existem no local, pedreiras, em que haja condições aceitáveis, como porque as pedras naturais ficam muito caras relativamente à importância da obra, ou mesmo porque, para essa obra, as pedras artificiais se adaptam melhor à sua construção ou à sua