Agostinho Vida e Obra
CURSO DE TEOLOGIA
VICTOR MARCONDES GOMES
AGOSTINHO DE HIPONA – VIDA E OBRA
TRABALHO ACADÊMICO
CURITIBA
2015
Aurelius Augustinus nasceu no dia 13 de novembro de 354 d.C., em Tagaste, na província romana da Numídia, na África. Membro de uma família de classe média, Agosostinho teve seus primeiros estudos em Tagaste e em Madaura, uma pequena cidade próxima. Seus estudos provavelmente não iriam muito longe, por conta da condição financeira relativamente modesta, mas seu pai, com ajuda de um amigo mais abastado, Romaniano, sacrificou-se para dar ao filho a educação liberal que poderia abrir-lhe as portas do magistério ou da magistratura, e assim Agostinho foi enviado para Cartago, onde completaria os estudos superiores.
Agostinho não foi o que chamaríamos de bom aluno. Frequentemente gazeava aulas e não tinha nenhum interesse nem intimidade com a língua grega, a língua mais culta da época. O jovem gostava de sua língua materna, o latim, o qual lhe permitiu ler um diálogo de Cícero, que foi o que o despertou para o saber mais profundo. Encantado com a elegância do estilo ciceroniano, recusava-se a ler a Bíblia, a qual sua mãe Mônica o apresentara desde a infância. Agostinho achava as Escrituras vulgares e indignas para um homem culto.
Sua adolescência não foi nada surpreendente. Antes de se interessar por questões mais intelectuais, Agostinho voltava sua atenção para coisas mais mundanas, sendo que, ainda jovem, estabeleceu um romance proibido, o qual resultou-lhe um filho, Adeodato, que veio a falecer ainda na adolescência. O jovem Agostinho era um HONESTIORE, isto é, alguém de uma categoria superior, e, portanto, proibido de contrair matrimônio com pessoas de classes mais baixas, como sua amada, e, portanto foi obrigado a afastar-se da moça. Antes ainda dos vinte anos, Agostinho viu seu pai falecer, o que lhe gerou pesados encargos, visto que teria de sustentar duas famílias. Neste ínterim, decidiu voltar para