Aglomerados
Brita
Este material provém da desagregação das rochas em britadores e que após passar em peneiras selecionadoras são classificados de acordo com sua dimensão média. Variando entre 4,8 a 76 mm.
Como agregados artificiais podem ser produzidas em qualquer lugar da crosta terrestre onde haja uma fonte. A extração destes materiais em sua área fonte (pedreira, depósito sedimentar) depende basicamente de três fatores: a qualidade do material, o volume de material útil e o transporte, ou seja, a localização geográfica da jazida.
Deste modo, o processo de fabricação da pedra brita inicia-se com a extração dos blocos, que são fragmentos retirados das jazidas com dimensões de 1m. Esses blocos alimentam o britador primário, que é o equipamento responsável pela primeira diminuição do tamanho da rocha. O subproduto do britador primário é a Bica-corrida primária, que pode ter aplicações específicas ou ser encaminhada ao britador secundário para dar continuidade ao processo de pedras menores. Assim que a fração maior de 76 mm é separada da Bica-corridas primárias tem um tipo de pedra conhecido como rachão. Após a rocha passar pelo britador secundário temos a Bica-corrida secundária. Em algumas britagens pode-se ter um terceiro britador. A bica secundária passa por diversas peneiras com diferentes aberturas, que separam o agregado conforme o tamanho do grão. Então, os fragmentos de rocha retidos em cada peneira são transportados por meio de correias para as pilhas de estocagem correspondente a cada tamanho.
A partir desta etapa resultam os seguintes produtos: pedrisco ou brita 0, a brita 1, brita 2, brita 3 e a brita 4.De acordo com a NBR 7225, os tamanhos de grãos correspondentes a cada faixa obedecem aos requisitos da tabela abaixo:
Quanto aos minerais, devem-se evitar rochas que predominem os minerais deletérios: micas (especialmente biotita e clorita, em percentagem superior a 20%), assim como, os