aglomerados
Um aglomerante ou, também conhecido como ligante é um material que tem a finalidade a aglutinação de outros materiais (agregados), influenciando desta forma a resistência do material resultante. Um aglomerante, em contato com água forma uma pasta, a qual é moldável e maleável, permitindo o fácil manuseamento do material. Ao juntar areia a essa pasta forma-se uma argamassa que depois de fazer presa se torna rígida e resistente. Como por exemplo o cimento com a água, que após ser moldado e misturado com outros elementos torna-se concreto.
Neste trabalho, falarei sobre 3 tipos de aglomerantes, são eles:
CAL
CIMENTO
GESSO
2. CAL
CAL é um aglomerante inorgânico ou mineral, isto é, com constituintes minerais, produzindo a partir de rochas calcárias, composto basicamente de cálcio e magnésio, que para a sua aplicação, apresenta-se sob forma pulverulenta; em mistura com a água, forma uma pasta com propriedades aglomerantes, como resultado da reação com o anidrido carbônico ( CO2 ) presente na atmosfera; após endurecimento, não resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água.
2.1 PROCESSO DE FABRICAÇÃO
2.2 APLICAÇÃO
tintas a base de cal bloco sílico -calcário adição ao concreto
2. 3 NBR ENVOLVIDA
Retenção de água ( NBR 9290 ) resultado da elevada área superficial da cal importante para argamassas auxilia na hidratação do cimento consequencia -> melhor resistência de aderência
3. CIMENTO
É o componente básico do concreto, que é o material mais consumido no planeta depois da água.
Por definição é um “aglomerante hidráulico resultante da mistura homogênea de clínquer portland , gesso e adições normalizados que são moídos”.
A combinação do cimento com materiais de diferentes naturezas como: areia, pedra, cal, entre outros origina na formação de argamassas e concretos.
É um produto homogêneo e com processo de produção em evolução no mundo visando maior produtividade e redução de