Ambev - Análise setorial
A Empresa
Visão geral: A Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) é uma empresa de capital aberto com sede em São Paulo, no Brasil. A Ambev integra a maior plataforma de produção e comercialização de cervejas do mundo: a Anheuser-BuschInBev. As principais marcas incluem Skol (a quinta cerveja mais consumida no mundo), Brahma, Antarctica, Bohemia, Original, Quilmes, Paceña, Pilsen, Presidente, Labatt Blue, Alexander Keith’s, Kokaneee e Guaraná Antarctica. Além disso, a Ambev é a maior engarrafadora independente da PepsiCo no mundo. Produz, vende e distribui no Brasil e em outros países da América Latina produtos Pepsi, H2OH!, Lipton Ice Tea e o isotônico Gatorade, sob licença da PepsiCo. Também comercializam vários produtos da Anheuser-BuschInbev S.A./N.V., como Budweiser, Bud Light e Stella Artois, entre outros.
Market Share: o setor de bebidas no Brasil possui quatro grandes empresas controlando praticamente 100% desse mercado, A principal é a AMBEV com 68% de participação, seguida por Schincariol com 10,97%, Cervejaria Petrópolis com 10,80%%, e o Grupo FEMSA com 9% - conforme está ilustrado no Gráfico 1 abaixo.
Gráfico 1 - Market Share do Setor de Bebidas
Fonte: Exame.com
Evolução Histórica: A Ambev nasceu em 1999, com a fusão da Cervejaria Brahma e da Companhia Antarctica. O surgimento da companhia impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitando a entrada no mercado de novas marcas - tanto da Ambev como da concorrência -, ampliou o leque de produtos de qualidade a preços acessíveis, incentivou o lançamento de inovações e mais do que dobrou o nível de empregos e a geração de impostos. Em 1997, a Brahma adquiriu os direitos exclusivos para fabricar, vender e distribuir os refrigerantes da Pepsi no Nordeste brasileiro e, desde 2000, a Ambev conseguiu tal feito para o Brasil todo. Em 2002, a parceria com a PepsiCo foi expandida para incluir a fabricação, venda e