agentes infecciosos
AGENTES INFECCIOSOS E SUAS
IMPLICAÇÕES NA POPULAÇÃO
URBANA E RURAL.
Alunas:
Alcidea
Daniella
Gilvania
A pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne.”
Albert Einstein
DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
Segundo a Organização Mundial de Saúde, doença transmissível “é aquela determinada por agente infeccioso específico ou por seus produtos metabólicos, e que resulta da transmissão desse agente ou de seus produtos, de um reservatório para um hospedeiro suscetível, de forma direta ou indireta”.
Para que ocorra uma doença infecciosa são necessários múltiplos fatores. Há a “causa necessária” que é a presença do agente biológico específico, mas nem sempre este agente é causa
“suficiente” para produzir a doença.
Causas contribuintes – baixa resistência do organismo do hospedeiro, baixas condições sócio-
Vias de transmissão:
Existem inúmeras vias para os agentes infecciosos penetrarem no organismo humano, pois tanto podem entrar em contacto através da pele ou de feridas superficiais, como serem ingeridos com a água ou alimentos contaminados ou ainda serem inalados com o ar que respiramos... -
Contato direto e indireto;
Disseminação por gotículas de Flugge;
Por meio de veículos;
Vias aéreas; (resíduos de gotículas evaporadas e partículas de poeira);
- Vetores.
CADEIA EPIDEMIOLÓGICA
Os sistemas de drenagem urbana, de abastecimento de água, de coleta e tratamento dos esgotos e de resíduos sólidos contribuem para a melhoria da qualidade ambiental, também da qualidade de vida e saúde nas áreas urbanas e rurais.
A insuficiência desses serviços ocasiona impactos ambientais negativos como a contaminação de corpos d’água pelo lançamento de esgoto sanitário (sem tratamento) e dos resíduos sólidos através da disposição inadequada. Assim como, a do lençol freático quando é imprópria a localização dos aterros.
E as condições inadequadas dos