Agentes antiestáticos
Técnico em plástico
Matéria Prima III
Agentes Antiestáticos
Nome: Isabel S. Dagort
Turma 3ó
Turno: Tarde
Professora: Márcia Schultz
Sapucaia do Sul, setembro de 2010.
Introdução:
Os produtos plásticos geralmente acumulam cargas elétricas estáticas superficial, mas os agentes antiestáticos alteram as propriedades elétricas do produto, reduzindo a resistência elétrica de sua superfície a um valor que permite rápida dissipação da carga eletrostática.
Agentes Antiestáticos
Definição:
➢ São aditivos que alteram as propriedades elétricas dos polímeros, e servem para:
❖ Evitar acúmulo de poeira. ❖ Dissipar eletricidade evitando choques elétricos. ❖ Evitar danos eletrostáticos em equipamentos eletrônicos sensíveis. ❖ Evitar geração de faíscas, evitando explosões. ❖ Evitar aderência de filmes e chapas.
O termo eletricidade estática indica fenômenos associados com a acumulação de cargas estáticas:
❖ A atração de corpos após a separação dos mesmos: – quando duas superfícies entram em contato ocorre um fluxo de elétrons entre elas; – após a separação um corpo fica carregado positivamente e outra negativamente. Se os corpos forem isolantes, após a separação as cargas permanecem por algum tempo e o fenômeno de eletricidade estática será evidenciado.
➢ Os agentes antiestáticos mudam as propriedades elétricas do material polimérico, reduzindo a resistência elétrica superficial. Também servem para descarregar a eletricidade acumulada evitando distúrbios elétricos em componentes eletrônicos.
➢ Podem-se eliminar os fatores que determinam a carga elétrica estática dos polímeros, da seguinte maneira:
❖ Aumentar a umidade relativa do ambiente