Agente jovem
PROJETO AGENTE JOVEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
I- Justificativa
Com decadência do garimpo o Município passa por um período de transição econômica, tendo como atividade principal o fortalecimento da Agricultura familiar e a pecuária. Onde a diversificação de sua economia é fator importante para o desenvolvimento e o crescimento econômico do mesmo. Em conseqüência desta fase o município tem enfrentado vários problemas, onde o desemprego e a falta de estrutura tem sido fator agravante das condições, sócio-econômica das famílias Peixotenses, bem como o aumento das mazelas sociais. Em decorrência da transição econômica, somada a baixa escolaridade e a falta de capacitação profissional, muitos pais vêem a necessidade de sair á procura de outra fonte de renda para o sustento da família, deixando os filhos, jovens e adolescentes, aos cuidados de terceiros ou só, ficando os mesmos a mercê do “destino’’, estando exposto a diversas situações de rico pessoal e social, favorecendo dessa forma a marginalidade, a evasão escolar, a prostituição, entre outros. Portanto fica evidente a necessidade de se criar condições de amparo para estes jovens, através de projetos de ação continuada, onde os mesmos possam receber capacitação e orientação para constituírem uma nove perspectiva de futuro.
Nesse sentido, a implantação do Projeto Agente Jovem, que tem por objetivo preparar esses jovens para atuar junto à comunidade e contribuir para o desenvolvimento pessoal.
II- Objetivo Geral
Proporcionar ao jovem capacitação teórica e pratica, por meio de atividades que não configurem como trabalho e sim aprendizagem que possibilitem a permanência do jovem na Escola, preparando-o para futuras inserções no mercado de trabalho.
III- Público e Metas
Atender 25(vinte e cinco) jovens de ambos os sexos com idades entre 15 e 17 anos, em situação de risco pessoal e social.
-jovens que estejam envolvidos em situações de crime ou