Agenda 21
O QUE É AGENDA 21?
É um documento que estabelece a cada país o seu comprometimento de forma com que os governantes, empresas e organizações, alem de outros setores a refletir e cooperar sobre soluções para os problemas sócio-ambientais. No Brasil foi criada em 1992 no rio de janeiro.
Cada país elabora sua própria agenda e no Brasil as discussões são realizadas pela comissão de políticas de desenvolvimento sustentável e da agenda 21 nacional.
Com a agenda 21 criou-se um instrumento aprovado pela (OMF), internacionalmente que tornou possível repensar o planejamento. Abrindo o caminho politicamente para construir as bases de um plano de ação e de um planejamento participativo em âmbito global, nacional e local tendo novos paradigmas para o conceito de progresso.
HISTORIA
A adoção formal por parte da ONU do conceito de desenvolvimento sustentável parte da criação em 1972 da Comissão Mundial sobre Ambiente e Desenvolvimento (WCED) que em1987 publicou um relatório intitulado "Nosso futuro comum", também conhecido como orelatório Brundtland. Esse relatório indicou a pobreza nos países do sul e o consumismo extremo dos países do norte como as causas fundamentais da insustentabilidade do desenvolvimento e das crises ambientais.
PRINCIPAIS PONTOS DA AGENDA 21
As principais ações da agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social, mas o principal foco do estudo da agenda 21 é voltado para o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentável contra a cultura de desperdício.
Na dimensão Social e Econômica: * cooperação internacional visando à aceleração do crescimento sustentável em países em desenvolvimento; * lutra contra a pobreza; * promoção de modos de produção e consumo sustentáveis e abandono dos modos de produção e consumo inviáveis; * integração da dinâmica demográfica no desenvolvimento sustentável; * proteção e promoção da saúde; * promoção de um modelo sustentável de edificações: arquitetura ecológica,