agenda 21
Com a construção de uma agenda 21 pessoal todos podem se organizar aprender, discutir, e identificar suas potencialidades e dificuldades, e ainda, propõe soluções com o objetivo de concretizar o sonho de uma vida melhor.
A construção da agenda 21 não é uma tarefa somente do poder público. É um pacto de toda a sociedade, um compromisso de cada cidadão com a qualidade de vida do seu bairro, cidade, enfim do nosso planeta.
Uma ação positiva ou negativa por menor que seja, feita no seu bairro refletira em sua cidade, automaticamente sua cidade em seu estado, seu estado em seu país, seu país em todo o mundo.
A atitude de cidadão é de extrema importância para o presente e o futuro do planeta.
A participação dos cidadãos de forma coletiva é um diferencial que poderá superar os desafios a serem enfrentados, e assegurar que esse resultado seja utilizado como instrumento para o desenvolvimento local.
DESENVOLVIMENTO
Agenda 21 pessoal têm de levar em conta 3 dimensões: econômica, ambiental e a social.
Temas centrais para uma agenda 21 pessoal
1 Bairro sustentável: decorre de um processo desigual de desenvolvimento que ocorre cujo resultado foi que alguns bairros foram privilegiados com o desenvolvimento com o seu saneamento básico, asfalto, transporte. Esses fatores, associados com uma política publica inadequada foram os principais motivos de não termos uma sustentabilidade nos bairros.
2 Infraestrutura local: projetos e ações locais em áreas que necessitam como saneamento, asfalto, transporte. Compõem o conjunto de atividades para a construção e modernização da infraestrutura local possibilitando maior integração dos bairros e abertura para um maior desenvolvimento local.
3 Escolas públicas fortes: a atuação das escolas em questões discutidas no âmbito deste tema diz respeito a qual é o papel da escola na sustentabilidade, dos professores que ensinam sobre ela e dos alunos e pais por em ação tudo o que aprendem em