agenda 21
A Agenda 21 corresponde a um plano de ação e planejamento global que deve ser adotado em nível internacional, nacional, local e mesmo individual, além de envolverdiversos atores sociais (governos, empresas, organismos internacionais e organizações não governamentais)
que
podem
cooperar
para
a
solução
dos
problemas
socioambientais.Assim, a Agenda 21 deve subsidiar ações em quatro dimensões:
Socioeconômica.
Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento.
Fortalecimento do papel dos grupos principais.
Meiosde execução.
A implementação da Agenda 21 pressupõe a tomada de consciência por todos os indivíduos sobre o papel ambiental, econômico, social e político que desempenham em sua comunidade e exige,portanto, a integração de toda a sociedade no processo de construção do futuro. Essa forma de ação, em que a sociedade compartilha com o governo as responsabilidades pelas decisões, permite uma maior agregação em torno do projeto de desenvolvimento, aumentando suas chances de implementação.
A Agenda 21 também pode ser elaborada tendo como base as ações individuais, e algumas pessoas têmdesenvolvido ou elaborado Agendas 21 tendo como foco suas próprias relações com o ambiente no qual estão inseridas.
A criação do Clube de Roma, em 1968, reuniu pessoas em cargos de relativa importância em seus respectivos países e visa promover um crescimento económico estável e sustentável da humanidade. O Clube de Roma tem, entre seus membros principais cientistas, inclusive alguns prémios Nobel, economistas, políticos, chefes de estado e até mesmo associações internacionais.6
O Clube de Roma publicou o relatório Os limites do crescimento, preparada a seu pedido por uma equipa de pesquisadores do