agenda 21
AGENDA 21
SALVADOR
2014
A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro em 1992 é um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, sobre a forma pela qual todos os setores da sociedade poderiam contribuir com soluções para os problemas ambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional.
As prioridades da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social com o acesso de todos à educação, saúde e distribuição de renda, a sustentabilidade, a preservação dos recursos naturais e minerais para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, é o planejamento de medidas contra o desperdício.
A Agenda 21 é um plano para ser adotado, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente, repensar o crescimento econômico, avançar na igualdade social e assegurar a proteção ambiental, a comunidade das nações procurou identificar os problemas prioritários, os recursos, meios para enfrentá-los e as metas para as próximas décadas.
Os temas fundamentais da Agenda 21 estão tratados em 40 capítulos organizados em um preâmbulo e quatro seções:
Seção I. Dimensões sociais e econômicas
Cooperação internacional para acelerar o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento das políticas internas conexas
Luta contra a pobreza
Evolução das modalidades de consumo
Dinâmica demográfica e sustentabilidade
Proteção e fomento da saúde humana
Fomento do desenvolvimento sustentável dos recursos humanos
Integração do meio ambiente e o desenvolvimento na tomada de decisões
Seção II. Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento
Proteção da atmosfera
Enfoque integrado do planejamento e da ordenação dos recursos das terras