AGENDA 21 MUNICIPAL
Esses caminhos encontram-se em um documento assinado no Rio de Janeiro por 170 países, denominado Agenda 21. Este documento discute sobre desenvolvimento sustentável, os processos e ferramentas com os quais ele pode ser alcançado.
Como muitos dos problemas e soluções tratados na Agenda 21 são relacionados com as atividades locais de cada município, a participação dos governos locais é muito importante. Então, criou-se Agenda 21 local, para resolver os problemas locais. Pequenas ações realizadas localmente, quando somadas, têm impactos globais em larga escala. Estes planos de ação são mais concretos que os realizados globalmente pelas nações. São planos que visam a melhora das condições de vida das pessoas através da melhora das condições de transporte, por exemplo, ou então da implantação de programas de reciclagem de lixo. Os pontos a serem reestruturados através da agenda 21 municipal dependem das necessidades e problemas de cada municipio.
O texto contido no site http://www.mma.gov.br/port/SE/agen21/21_local.html indica a metodologia que vem sendo empregada para a implantação da agenda 21 no que se refere ao governo local. Assim, cada municipio poderá adaptá-la, de modo a desenvolver seu próprio sistema de trabalho. Cada município, em conjunto com o poder público, deve identificar suas dificuldades, estabelecer prioridades, e usar seus recursos disponíveis para solucioná-los, aproximando-se de uma comunidade sustentável.
Para que a agenda 21 local seja bem sucedida, esta deverá mobilizar apoio público e vontade política para