afro brasileiros
Os afros brasileiros
Trabalho
De
História
Barbalha
11/2014
A cultura Afro Brasileira
SUMÁRIO
Introdução........................................................................1
Culinária..........................................................................2
Religiosidade...................................................................3
Vestimentas.....................................................................4
Introdução:
O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente na região nordeste do Brasil. Hoje, a cultura afro-brasileira é resultado também das influências dos portugueses e indígenas, que se manifestam na música, religião e culinária etc.
Culinária É impossível falar da influência dos africanos sem lembrar a herança que eles deixaram para a nossa alimentação. Acarajé, mungunzá, quibebe, farofa, vatapá são pratos originalmente usados como comidas de santo, ou seja, comidas que eram oferecidas às divindades religiosas cultuadas pelos negros. Hoje, porém, são dignos representantes da culinária brasileira.
Religiosidade A religião integra o folclore do país como bem material. Os escravos vindos da África trazem consigo o candomblé. Proibidos de praticar sua religião, os africanos associaram a cada orixá um ou mais santos católicos, conforme cada religião do Brasil, para exercerem sua religião sem serem perseguidos. Dos orixás de origem africana, se tornaram mais populares os seguintes: oxalá, xangô, yansã, oxún, ogun, oxósse, omolu, yemanjá, ibejis e exu.
Vestimentas O cenário de produção da moda afro-brasileira é bem diverso, possui característica e estilos próprios. No Brasil, é possível encontrar grifes ou lojas que comercializam desde as roupas confeccionadas com tecidos africanos, imagens de mulheres e personalidades negras,