AFRICA DO NORTE
A áfrica subsaariana é a região que contém os países africanos situados ao sul do deserto do Saara. É a região tida como berço da humanidade, os 21 paises com os piores IDH’s são africanos, caracterizados por pobreza, guerras civis, Aids, fome e exclusão social, tecnológica e econômica.
São vários os motivos que levaram a Africa Subsaariana a situação de miséria e desalento, mas uma das principais causas foi a forma como os colonizadores europeus se apropriaram do continente. A forma como as colônias eram administradas trouxe sérias consequências para o continente.
A descolonização Africana ocorreu durante o período da guerra fria originando inúmeros conflitos entre capitalistas e socialistas pelos novos países que se libertavam do domínio colonial. No século XXI a região chega como a mais pobre do planeta.
A maioria dos africanos não é beneficiada com o progresso da tecnologia e medicina que melhoram a qualidade e a expectativa de vida de outros países. Para agravar a situação, o mundo desenvolvido não está preocupado em encontrar soluções para os graves problemas subsaarianos. A região é marcada por enchentes que devastam países, por secas duradouras que agravam a fome. Além disso, boa parte do continente é desértica ou coberta por florestas pluviais.
Os países subsaarianos estão praticamente fora da DIT (Divisão Internacional do Trabalho) da globalização, pois não representam importante mercado de consumo e fornecem produtos primários com baixos preços no mercado mundial. A independência política não beneficiou esses países, que na maioria das vezes passaram a ser governados por ditaduras repletas de problemas, como forte esquema de corrupção. Um grave problema que vem atingindo a região africana é a disseminação do vírus HIV, causador da Aids. Isso vem alterando a estrutura da população e interferindo na economia desses países, uma vez que a população está diminuindo. Segundo a ONU, em 2009, a expectativa de vida da região era de