afinação de viola com o violão
Pensando em tocar viola, mas não quer comprar outro instrumento agora? Vamos descobrir duas afinações capazes de mudar o som e o modo como você toca violão com um resultado muito próximo ao da viola. Confira!
Se você já conhece o nosso afinador online, provavelmente já pegou o seu violão e deu uma calibrada em suas cordas hoje. Mas o fato é que a maioria dos músicos de violão tem vontade de tocar viola. Seja pelo timbre diferenciado, ou pela magia da música sertaneja, a viola tem seus encantos.
Talvez não seja interessante adquirir uma viola agora, já que você está se dedicando ao violão de corpo e alma. Então, nada melhor do que dar um jeitinho e "transformar" seu violão em viola, mesmo que seja por algumas horas, só para sentir o gostinho de tocar esse instrumento.
Existem duas formas básicas de afinar seu violão como viola, a primeira delas é o chamado "Cebolão em D (Ré)" e a segunda é o "Cebolão em E (Mi). Ambas as formas de afinação produzem resultados análogos a viola, porém existem algumas vantagens e desvantagens em cada um deles. Vamos conferir uma tablatura para entendermos como afinar em cada um desses modos.
Modos de Afinação de Violão para Viola:
Afinação Cebolão em D (Ré)
1ª D ------------------------------------------------------
2ª A------------------------------------------------------
3ª F#-----------------------------------------------------
4ª D------------------------------------------------------
5ª A------------------------------------------------------
6ª F# ou D ---------------------------------------------
Nesse caso, percebemos que a 5ª e a 4ª cordas estão afinadas do mesmo modo que no violão. As alterações ocorrem na 6ª, 2ª e 1ª cordas que caem um tom inteiro (3ª cai apenas um semitom). Muitos usuários preferem esse modo, principalmente por sua facilidade de retorno ao modo violão. Porém, alguns dizem que as cordas ficam muito frouxas.
Afinação Cebolão em E (Mi)
1ª E