Afinal o que é “administração”?
Para simplificar, é possível assumir que administrar é gerenciar eficientemente um conjunto de recursos orientado para algum fim cuja medida é o desempenho organizacional. Organização é um sistema administrado, projetado e operado para atingir determinados objetivos. Sistema significa um conjunto de partes interdependentes que processa ou transforma insumos ou recursos gerando resultados que podem ser bens e serviços.
Exemplo
Um call center tem como insumos principais: recursos humanos, que atuam no telemarketing, equipamentos especializados e informações prestadas pela empresa contratante. Estas são analisadas e organizadas e se transformam em scripts, gerando prestação de serviço aos usuários de uma linha do tipo 0800.
Para refletir
Pense no cenário nacional ou internacional e identifique alguns administradores de destaque.
Pense em Steve Jobs, Samuel Klein, Luiza Trajano e outros. É importante não confundir um bom administrador com uma pessoa bem-sucedida. Segundo Bateman e Snell (2006), um indivíduo pode ser bem-sucedido nos negócios, mas ser um administrador ruim.
Um indivíduo bem-sucedido pode ter o mérito de ter empreendido alguma obra, mas também pode ter usufruído de outros fatores para a obtenção de um resultado positivo: momento, conjuntura estrutural e econômica, sorte, público ávido por um produto ou serviço.
Bons administradores não estão representados apenas por destacados Chief
Executive Officers (CEOs) de grandes empresas. Pense também em Joãosinho Trinta, que contribuiu significativamente para os resultados positivos obtidos pela Beija-
-Flor durante o período em que esteve à frente da escola. Pense em Clint Eastwood,
Conceitos introdutórios
7
Conceitos introdutórios que conduz o set de filmagem com maestria e trabalha com a mesma equipe há anos, que possui um senso de comprometimento com os resultados desejados pelo diretor. O principal objetivo do administrador é atingir alto