"Afasta! Politica apaisana agride dependente de crack em São Paulo"
357 palavras
2 páginas
Na perspectiva de um assistente social a maneira da abordagem desse policial a um dependente químico foi extremamente desnecessário. Se encontra hoje no creas (centro de referencia especializada da assistência social) recursos para a recuperação de usuários de drogas para que o mesmo possa se reintegrar novamente na sociedade.
Em caso de resistência do usuário as leis brasileiras permite o direito de ir e vim a todos os cidadão, desde que o indivíduo não traga nenhum risco a sociedade onde vive, sendo a policia deve agir com seu dever aplicando a lei penal brasileira. O consumo de substâncias psicoativas, lícitas e ilícitas, é um dos mais preocupantes problemas de saúde pública no mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU)estima em até 270 milhões os usuários de drogas ilegais (6,1% da população mundial entre 15 e 64 anos de idade). Desse total, pouco menos de 10% podem ser classificados como dependentes ou “usuários de drogas problemáticos” e calcula-se que até 263 mil deles, principalmente jovens, morram anualmente, a metade por overdose.
As estimativas dão conta ainda de que a cocaína foi consumida no último ano por até 20,5 milhões de pessoas.
Na América Latina, apesar de o número de mortes estar bem abaixo da média global, essa é a droga mais letal, em razão do grande número de consumidores, seja da própria cocaína ou de seus subprodutos, entre eles o crack.
Dados escassos
Recente publicação da Associação Médica do Rio Grande do Sul confirma que, no Brasil, “ainda são poucos os dados disponíveis, insuficientes tanto para o atendimento eficaz de usuários como para nortear políticas públicas de prevenção. Os estudos, pesquisas e dados estatísticos sobre o crack ainda são incipientes, razão pela qual muito do que se ouve falar carece da comprovação de fontes seguras”.
Ainda assim, é possível afirmar que a droga se alastra rapidamente pelo país, chegando a praticamente todos os municípios em todas as regiões. As pesquisas em andamento