af q coisa
Objeto da Contabilidade: é o patrimônio das empresas (entidades)
PATRIMÔNIO
2.1. Conceito contábil e componentes patrimoniais
Patrimônio: é o conjunto de bens, direitos e obrigações.
BENS: tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça as necessidades humanas;
Tangíveis: têm existência física, existe como coisa ou objeto. Ex.: Dinheiro, mercadoria p/ revenda, imóveis, máquinas, veículos, móveis, equipamentos, etc.
Intangíveis: Exs.: Marcas e patentes, ações ou Quotas de Capital.
DIREITOS:são bens de nossa propriedade que se encontram em poder de terceiros. (valores a receber). Ex.: duplicatas a receber, títulos a receber, notas promissórias a receber, aluguéis a receber, clientes, dinheiro em banco, aplicações financeiras, etc.
OBRIGAÇÕES: são bens de propriedade de terceiros que se encontram em nosso poder. (valores a pagar). Ex.: duplicatas a pagar, títulos a pagar, notas promissórias a pagar, aluguéis a pagar, fornecedores, impostos a recolher, etc.
2.2. itens Patrimoniais
ATIVO: conjunto de beins e direitos (parte positiva). Chamado de Patrimônio Bruto
PASSIVO: conjunto de obrigações (parte negativa). Também chamado de Capital de Terceiros ou Passivo Exigível.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO :diferença entre o Ativo e o Passivo. Representa as obrigações da entidade para com os sócios ou acionistas. É a parte do Patrimônio que vai medir ou avaliar a situação ou condição da entidade; é chamado, também, de Passivo não exigível ou Situação Líquida.
CAPITAL SOCIAL é a obrigação da empresa para com os sócios originária da entrega de recursos para a formação do capital da entidade. Corresponde ao patrimônio líquido (PL)
4. ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
4.1. CONCEITO DE DÉBITO E CRÉDITO um alerta para não confundir termos da linguagem comum, quando usados na terminologia contábil.
Débito:na linguagem comum, significa: