aeromovel
Tipos e Indicativos de Programa de Necessidades para Estações do Metrô Salvador
O trajeto do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é caracterizado por diferentes sítios com dinâmicas urbanas bastante distintas. Ao longo do eixo de implantação alternam-se áreas com grandes equipamentos urbanos, núcleos habitacionais em franco desenvolvimento, com funções administrativas polarizadoras Essas características acabam por sugerir a necessidade de que o programa de cada terminal/estação atenda ao perfil de sua circunvizinhança imediata ou, ainda, possa servir como elemento dinamizador urbano ou complementar de atividades e usos já existentes.
Neste contexto, indica-se a seguir um conjunto de Indicativos e Diretrizes que devem ser considerados na elaboração dos Projetos Executivos de estações/terminais pela
Concessionária, tanto em suas áreas internas quanto em seus entornos, sempre com vistas a priorizar a acessibilidade e qualidade de circulação aos usuários do sistema e demais pedestres. Indicativos Gerais
Sobre os acessos
Em caso de interrupção rotineira dos serviços de transporte, deve ser possível fechar completamente o acesso à estação. Este fechamento, contudo, não deve comprometer o acesso a equipamentos para travessia de avenidas, nem tampouco reduzir as condições de segurança pública.
Sobre rampas
Deve-se atentar não apenas para a declividade máxima permitida na NBR 9050, mas também aos desníveis máximos permitidos por inclinação e o número de patamares necessários para vencer os desníveis existentes.
Devem ser previstos os adequados recursos táteis e sonoros para permitir a completa independência aos deficientes visuais. Em espaços amplos, necessariamente utilizar a trilha tátil como elemento de informação ao deficiente.
Sobre sinalização tátil e sonora
Bicicletários/
Estacionamentos
para Bicicletas
Sobre os caminhos de pesdestre Atentar para a