AED FISICA
A EVOLUÇÃO DA COMPREENSÃO HUMANA SOBRE O MOVIMENTO
DA GRÉCIA ANTIGA ATÉ ISAC NEWTON
A humanidade sempre se preocupou com o estudo do movimento dos corpos, isso se iniciou desde o começo dos estudos voltados a astronomia, o estudo dos astros e seus movimentos. Alguns pesquisadores dizem que tudo se iniciou na Grécia Antiga, existem alguns registros de pesquisas sobre o movimento dos corpos muito antigos, mas ainda não se sabe com precisão quando se iniciaram as pesquisas sobre o assunto.
Assim desde a Grécia Antiga vários estudos foram iniciados sobre os movimentos dos corpos celestes, seja o Sol, a Lua, ou os Planetas em geral, dando inicio a um criterioso estudo entre astronomia e mecânica.
Segundo estudos ANAXÍMENOS DE MILETO (570-500 a.C.) foi o primeiro a dar inicio aos estudos dos movimentos dos corpos celestes, ele mesmo em uma de suas teorias propôs que os corpos celestes seriam corpos fixos a esferas de revolução e foi quem pela primeira vez apresentou uma estudo sobre a diferença de planetas e estrelas. Após suas explicações foi esclarecido e percebido pelos gregos que os planetas tinham um comportamento diferente e curioso dos outros astros.
Assim como ANAXÍMENOS DE MILETO (570-500 a.C.) outros filósofos como o PLATÃO (427 - 347 a.C.)apresentavam outras propostas sobre o movimentos dos corpos celestes, Platão dizia que o planeta Terra seria imóvel e estaria envolvida por capas esféricas, a primeira com espessura igual a duas vezes o raio da Terra, a segunda com espessura cinco vezes o raio da Terra, a terceira de espessura dez vezes o raio da Terra e a quarta esfera estariam as estrelas. Assim levou a vários filósofos gregos a descrever o movimento dos corpos celestiais como movimentos uniformes ou perfeitos, circulares.
Outro filosofo grego que propôs um modelo mais novo e completo sobre o movimento dos corpos foi um discípulo de Platão, conhecido como EUDÓXIO DE CNIDO (408 - 355 a.C.), ele demostrou apenas