Adão e Eva Pagaram Caro Demais por uma Maçã. Você Também
Esta charge foi publicada com intuito de se fazer uma crítica aos preços praticados pela Apple na venda de seus aparelhos. O autor usou uma passagem da Bíblia, implícita na maçã parcialmente mordida, fazendo alusão a Adão e Eva, que devido à “mordida na maçã, segundo o relato bíblico, foram expulsos e perderam todas as graças e mordomias da vida no paraíso do jardim do Eden pagando assim um preço muito alto pela sua desobediência.
Hoje, porém, não pagamos sendo expulsos do paraíso, mas de forma literal, pagamos com nosso tão suado dinheiro os preços exorbitantes cobrados pela Apple por seus sofisticados e modernos aparelhos.
A intertextualidade se faz presente na figura da maçã mordida que nos remete ao fato bíblico, graças ao nosso conhecimento enciclopédico, que por sua vez, nos permite que façamos esta associação a um fato tão remoto, datado do início do mundo e da humanidade, segundo a Bíblia.
Podemos ,por assim dizer, que a humanidade continua pagando muito caro pelos seus erros, se analisarmos que os preços, não só da Apple, mas de tudo no mundo capitalista em que vivemos são abusivos e exploradores e, que de nossa parte, erramos em concordar em pagarmos preços tão exorbitantes. Esta charge vem a calhar perfeitamente com nossa realidade, sendo assim uma crítica muito bem elaborada e genuinamente intertextualizada e contextualizada.
Objetivo do Trabalho:
Intertextualidade e Contextualização são características presentes em alguns textos, imagens
ou charges, podendo conter linguagem escrita ou não e são ativadas graças ao conhecimento
que o leitor venha a possuir.
A Intertextualidade se dá quando o texto ou imagem em questão nos remete a outro texto ou
imagem produzidos antes e reavivados pelo nosso conhecimento de mundo ou pelo nosso
conhecimento enciclopédico, ou por ambos.
Já a Contextualização, por sua vez, se manifesta quando, de alguma forma, esse mesmo texto
ou imagem, nos remete a um