Adware
ADvertising softWARE
O formato de comercialização ADWARE foi criado para a divulgação de produtos e serviços, monitorando também preferências e hábitos.
Vem incorporado nos instaladores de diversos programas de livre download (FREEWARE), autorizados por seus autores, e OBRIGAM o usuário a ter contato com aquele anúncio.
Controlando um computador, geram publicidade agressiva (POP-UPs), atividade lenta e coleta-transmissão (ROUBO) de informações privativas para endereços de sites ou e-mails específicos.
Podem tornar o sistema aberto à ação de CRACKERs, devido à falta de maiores cuidados quando criados (tempo de mercado, negligência, imperícia ou má-fé).
Inicialmente, mostravam propagandas em BANNERs embutidos em softwares de terceiros.
Surgem as POP-UPs personalizadas.
Chegam as TOOLBARs e suas funcionalidades duvidosas.
Avanços (ou upgrades) no Internet Explorer começam a exigir o consentimento do usuário para sua instalação.
A desinstalação passa a ser uma tarefa difícil ou mesmo impossível, exigindo a ação de um programa específico de conserto do registro do Windows.
A insistência das propagandas e sua difícil desinstalação levam os usuários a classificá-los como pragas ou SPYWARES.
Alguns Exemplos
KAZAA : Site de compartilhamento de arquivos que “mescla” softwares gratuitos com ADWAREs. A propaganda só é retirada mediante pagamento (versão gratuita para a paga).
Exemplo de ADWARE voltado a usuários do Facebook, propõe um recurso que troca o tema da página, de azul para rosa.
Direciona o usuário para um site infectado com um código malicioso, induzindo uma verificação de suas informações, por meio de adesão a um serviço de envio de SMS; direciona ao download de uma ferramenta que gerenciaria seu perfil, mas que, na realidade, é um ADWARE que se instala na máquina da vítima.
MOBILE