adsad
Para criar (construir, instanciar) uma Conta, basta usar a palavra chave new. Devemos utilizar também os parênteses, que descobriremos o que fazem exatamente em um capítulo posterior:
class Programa { public static void main(String[] args) { new Conta(); }
}
Bem, o código acima cria um objeto do tipo Conta, mas como acessar esse objeto que foi criado? Precisamos ter alguma forma de nos referenciarmos a esse objeto. Precisamos de uma variável:
class Programa { public static void main(String[] args) { Conta minhaConta; minhaConta = new Conta(); }
}
Pode parecer estranho escrevermos duas vezes Conta: uma vez na declaração da variável e outra vez no uso do new. Mas há um motivo, que em breve entenderemos.
Através da variável minhaConta, podemos acessar o objeto recém criado para alterar seu dono, seu saldo, etc:
class Programa { public static void main(String[] args) { Conta minhaConta; minhaConta = new Conta();
minhaConta.dono = "Duke"; minhaConta.saldo = 1000.0;
System.out.println("Saldo atual: " + minhaConta.saldo); }
}
É importante fixar que o ponto foi utilizado para acessar algo em minhaConta. A minhaConta pertence ao Duke, e tem saldo de mil reais.
4.5 - Métodos
Dentro da classe, também declararemos o que cada conta faz e como isto é feito - os comportamentos que cada classe tem, isto é, o que ela faz. Por exemplo, de que maneira que uma Conta saca dinheiro? Especificaremos isso dentro da própria classe Conta, e não em um local desatrelado das informações da própria Conta. É por isso que essas "funções" são chamadas de métodos. Pois é a maneira de fazer uma operação com um objeto.
Queremos criar um método que saca uma determinada quantidade e não devolve nenhuma informação