Adriana
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONSIDERAÇÕES...................................................................................................9
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10
1. INTRODUÇÃO: A contação de história é uma arte milenar que evoluiu e pode ser utilizada como uma estratégia eficiente para a formação de leitores. No contexto escolar ela é um dos recursos que o professor tem disponível para fazer com que seus alunos possam submergir no mundo da leitura. E, quando tal acontece, poderão experienciar novos saberes, pois as experiências vividas não se encerram ao final da história. Elas ficam lá “volteando pelos meandros do ser humano” (SISTO, 2005, p. 70).
O presente trabalho tem como objetivo a elaboração do relato de uma prática pedagógica reflexiva a partir de uma vivencia de contação de história com crianças de 3 a 5 anos. Para a realização deste trabalho foi utilizado todo o conhecimento construído no 5º semestre de pedagogia, a cerca da literatura infanto-juvenil. O livro escolhido para tal ato foi o da autora Ana Maria Machado, “Menina Bonita do Laço de Fita”, que conta a história de uma menina negra que era admirada por um coelho branco justamente por sua pele escura e lustrosa, ao longo da história o coelho faz várias tentativas para ter uma pele igual a da menina.
Durante a contação da história o grupo registrou em vídeo, fotos e depoimentos, as reações e manifestações das crianças onde foi possível perceber a interação concretizada pela oralidade da criança ouvinte com o adulto leitor. Assim, foi necessário utilizar aspectos que tratam da essência do bom contador de