ADORANDO A CRIATURA EM LUGAR DO CRIADOR: A visão errada do crente
Velhos ditados normalmente contêm uma mensagem de bom senso e "colocar o carro na frente dos bois" é um bom exemplo. A imagem absurda de uma junta de bois empurrando uma carroça em vez de puxá-la é ilustrativa de colocar as coisas fora da ordem correta. Encontramos esse princípio mencionado pelo apóstolo Paulo no seguinte texto:
"Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém." [Romanos 1:18-25; ênfase adicionada].
A palavra grega traduzida como "criatura" é ktisis, item 2937 na Concordância de Strong, do grego 2936 (ktizo); formação original (apropriadamente o ato; por implicação a coisa, literal ou figurativa) — construção, criação, criatura, ordenança.
A frase "honraram e serviram a criatura" (as coisas criadas) nos leva a acreditar que Paulo pode ter tido Satanás em mente. Mas em qualquer caso, é evidente que grande parte da humanidade continua a praticar o panteísmo — identificando as várias forças e operações da natureza como sendo parte de Deus e adorando-as. Mas como