Trabalho pronto rosimar
Orientador: Prof. Marcelo Yugi Doi, Aline Menezes Tiburcio Roque, Regina Celia Adamuz, Poliana Galindo de Almeida Milreu, Luciane da Silva Barbosa Fukui.
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO DE ESTRESSE 4
3 CARACTERÍSTICAS E FASES DO ESTRESSE 5
4 CONCLUSÃO 11
1 INTRODUÇÃO
No mundo globalizado cada vez mais se observa o sofrimento psíquico dos trabalhadores. Tal fato parece estar relacionado a uma carga excessiva de trabalho mental e de tarefas solicitadas ao profissional nas diversas áreas.
O sofrimento psíquico é gerado no trabalhador devido à pressão que é submetido diariamente em busca de lucros, competição, eficácia e da manutenção do emprego. O trabalhador se sente apavorado por não conseguir manter sua energia física e mental adequada para seu desempenho no trabalho, e esse pavor é uma forma em que se manifesta o sofrimento psíquico.
A sobrecarga de tarefas no trabalho é considerada como um dos motivos que leva ao estresse no ambiente de trabalho. Isso ocorre devido às exigências que são impostas no ambiente e que sempre ultrapassam nosso limite de capacidade de adaptação.
2 CONCEITO DE ESTRESSE
A palavra estresse quer dizer "pressão", "tensão" ou "insistência", portanto estar estressado quer dizer "estar sob pressão" ou "estar sob a ação de estímulo insistente". É importante não confundir estado físico de estresse com estado de alarme de Cannon, pois há alguns critérios estabelecidos para que se possa assumir que um indivíduo está estressado e não simplesmente com alerta temporária. Chama-se de estressor qualquer estímulo capaz de provocar o aparecimento de um conjunto de respostas orgânicas, mentais, psicológicas e/ou