Adolescência
É o processo por meio do qual o adolescente aprende a relacionar-se com outras pessoas e a desenvolver-se em grupos cada vez maiores e complexos. Ao chegar à adolescência, começa a tornar-se independente de seus pais para estabelecer contato com a sociedade no seu mais amplo sentido, preparando-se para atuar nela como um adulto autônomo e independente.
Abrange uma ruptura e nova vinculação: ruptura porque pressupõe a emancipação dos pais, e nova vinculação porque conduz à plena integração no mundo dos adultos. O jovem passa em transição à vida adulta por uma etapa de insegurança porque se sente impelido a abandonar o ponto de partida sem ter ainda chegado ao seu destino.
Aspectos de transição • Mudança da relação com os pais
• Estabelecimento de novas relações pessoais
• A integração ao grupo de amigos.
A Situação Emocional do Adolescente
Por achar-se em um período de transformação acelerada e profunda, o adolescente experimenta uma comoção emocional que repercute em seu comportamento e com frequência acarreta situações difíceis tanto para ele como para sua família.
• O despertar para a sexualidade - como consequência do amadurecimento biológico e a circulação de hormônios sexuais no organismo, o adolescente experimenta um conjunto de sensações, pensamentos, fantasias e emoções referentes à atividade sexual e sente uma forte atração pelo sexo oposto.
• A inconsequência na autovalorização. Por ser uma transformação acelerada e profunda, a adolescência desestabiliza o jovem, que já não se sente criança, sem sentir-se ainda adulto.
A luta entre a independência e os obstáculos que se opõem a ela é fonte de angústia e de conflito para as famílias. Como resultado da orientação de seus interesses em direção a seu mundo interior, a criança tagarela e comunicativa deixa de ser assim para converter-se em um jovem calado, introvertido e em certa medida, misterioso, que se recolhe em si mesmo para explorar este novo mundo, fascinante