Adolescência
A adolescência começa com a puberdade, que significa a entrada em funcionamento dos órgãos sexuais, o aparecimento da menstruação nas raparigas e com a possibilidade de ejaculação dos rapazes, e acaba quando o indivíduo já pode ser considerado como adulto, tanto biológica como psicologicamente, sendo muito variável a idade em que isto acontece.
As transformações pubertárias têm origem na estimulação da hipófise pelo hipotálamo e traduzem-se num surto de crescimento que estabiliza quando o indivíduo alcança a capacidade reprodutiva, o que ocorre entre os 10,5 anos nas raparigas e dos 11,5 anos nos rapazes, podendo durar entre 3 a 4 anos.
A adolescência não tem sido apontada como um período de crise, como antes se caracterizava, mas como um período evolutivo de transição entre a infância e a idade adulta. Nesta etapa dão-se uma série de mudanças físicas e emocionais, sendo também considerada um importante período no ciclo existencial da pessoa, pois esta começa a tomar uma posição social, familiar, sexual e no seu próprio grupo de amigos. A busca e a construção de uma nova identidade é o foco central da adolescência, pois em busca da sua identidade o jovem opõe-se aos valores estabelecidos. É claro que todas estas transformações ocorrem num determinado contexto cultural, em que cada cultura tem a sua própria forma de viver.
Apesar de todos estes conflitos, esta fase também é rica em ideias, experiência, sonhos e