Adolescência x droga
Sueli Menezes
Se por um lado o mercado das drogas está em crescimento, por outro lado está cada vez menor a faixa de idade dos adolescentes que entram nesse submundo. Para entendermos um pouco mais o porque de cada vez mais jovens estarem envolvidos em drogas, precisamos antes falar sobre as modificações que ocorrem numa fase da vida pela qual todos nós passamos: a adolescência. Uns conseguem vivê-la sem problemas significativos, porém todos a vivem (ou viveram) com conflitos.
Os conflitos da adolescência sempre existiram. É um assunto em pauta ao longo das gerações. Desde antes de Cristo, esses conflitos já eram descritos pelo filósofo grego Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.) "Os jovens rebelam-se contra a autoridade e não respeitam os mais velhos. Contradizem seus pais, cruzam as pernas e tiranizam seus mestres"; e Aristóteles (383 a.C. - 322 a.C.) "São cheios de esperança, por não haverem sofrido muitos desenganos e se comprazem na convivência valorizando, mais que as pessoas de outras idades, a amizade e o companheirismo, já que buscam mais o amigo do que o interesse. Tudo fazem com excesso: se amam, se odeiam, se enfim, agem, o fazem com veemência". Adolescência e puberdade caminham juntas.
A adolescência é o amadurecimento emocional e a puberdade o amadurecimento físico, as transformações biofisiológicas que objetivam a maturação sexual, tem seu início entre 11, 12 anos e se completa por volta dos 15,17 anos. Na menina seu início é marcado pela menarca (primeira menstruação) e no menino pela primeira ejaculação com semem. E as transformações que ocorrem na puberdade, influenciam no amadurecimento emocional. Essas mudanças da puberdade geram um enorme conflito, o que contribui para o amadurecimento emocional. É nesse momento que surgem os lutos:
O luto pelo corpo infantil: A voz começa a mudar, e outras mudanças ocorrem sem que possam exercer algum controle a essas mudanças. O adolescente se sente impotente para controlar essas